Comunicação família-escola

  • Home
  • Comunicação família-escola

Comunicação família-escola

A sintonia entre a família e a escola é muito importante para a formação da criança. Que projetos a família idealizou para ela? E a escola? Em que e como esses projetos podem caminhar juntos?

Essas reflexões devem permanecer vivas no dia a dia e ser constantemente retroalimentadas para que o trabalho pedagógico possa ser construído de maneira efetiva. Pensando nisso, o Canarinho abriu alguns canais básicos de comunicação:

 

1 - Trocas Diárias

* Agenda: utilizada por ambas as partes para comunicar informações específicas sobre algo da rotina da criança (lanche, atrasos, medicação, tarefas, horários etc). 

* E-mails e circulares: comunicam informações referentes à rotina,  eventos em geral pertinentes à comunidade escolar e projetos pedagógicos desenvolvidos em sala. 

* Facebook (www.facebook.com/colegiocanarinho): nessa rede social a comunidade do Canarinho encontra-se para veicular informações sobre atividades desenvolvidas com as crianças ao longo do ano letivo, links interessantes, sugestões de textos, vídeos, fotos, reportagens etc.

* Comunicação de entrevistas e/ou reuniões específicas: sempre que há necessidade de um encontro para trocar ideias com a família é agendado um horário por meio de comunicação escrita, e-mail ou ligação telefônica.

* Avisos: nos quadros murais da escola, são colocados avisos sobre cursos, palestras e encontros que ocorrem na própria escola ou na cidade.

* Site (www.colegiocanarinho.com.br): veicula informações institucionais básicas, assim como viabiliza o envio de mensagens, sugestões, críticas etc.

 

2 - Encontros Agendados no Calendário Escolar

* Avaliação: no final de cada etapa letiva há um encontro, que ocorre em forma de entrevista. A professora recebe as famílias no horário de aula, por ordem de chegada, para trocar ideias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

* Orientação sobre adaptação de alunos novatos/apresentação das professoras e planos de trabalho: Antes do início do período letivo, há um encontro agendado com os pais novatos do Infantil 1 ao 3 para orientar sobre o processo de adaptação das crianças à escola. Após as primeiras semanas de aula, ocorre uma reunião de apresentação das professoras e planos de trabalho de todas as turmas a partir do Infantil 4.

* Estudo/discussão de temas atuais: acontecem de acordo com as necessidades surgidas no decorrer do ano. Partem de ideias levantadas pelo grupo de pais, profissionais da escola ou crianças.

 

* Atividades extras: reúnem famílias, alunos e profissionais da escola em momentos descontraídos como atividades festivas, esportivas, oficinas, feiras, piqueniques etc.


Contato
© 2024 Todos os direitos reservados.