A seleção de professores do Canarinho é bastante criteriosa. Os novos professores passam por várias etapas seletivas antes de ingressar na instituição: prova escrita, na qual são avaliados os conhecimentos pedagógicos necessários dentro do segmento que vai atuar, análise de currículo, estágio supervisionado, entrevista e análise de relatórios e planejamentos referentes ao período de estágio.
Uma vez fazendo parte do grupo de trabalho da escola, inicia-se o segundo momento, que é a participação no processo de formação continuada. Esse objetiva manter a equipe sempre estudando as publicações mais recentes e realizando trocas com profissionais que trabalham com pesquisa na área pedagógica, a fim de que possa buscar elementos que lhe permita compreender sua prática de sala de aula e aperfeiçoá-la permanentemente.
Esse processo de formação continuada acontece em vários momentos durante o ano letivo: planejamentos mensais, encontro de professores de uma mesma série para detalhar ações do planejamento, grupos de estudo e assessorias, acompanhamento individual do professor pela Equipe Técnica, entre outros.