Atividades Curriculares complementares

  • Home
  • Atividades Curriculares complementares

Atividades Curriculares complementares

Atividades Curriculares opcionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

- Informática: É ulilizada como instrumento de trabalho nas diversas turmas pelos próprios professores para atender às demandas do plano de curso.

- Flauta, Coral e Teatro:

-       Turno da manhã: as atividades de flauta e coral são oferecidas para as crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e o teatro para as do 3º ao 5º ano, em horário após 11h30min.

-       Turno da tarde: a atividade de  coral é oferecida para as crianças a partir do 1o ano do Ensino Fundamental, em horário após 17h30min. Caso haja vaga disponível, os alunos do turno da manhã podem inscrever-se nessa turma.

       OBS: As turmas só funcionam com, no mínimo, com 6 alunos.

 

Atividades Semanais/Bimestrais/Anuais da rotina escolar

- Lanche de aniversário:

Os aniversários de todos os alunos da escola, professoras e auxiliares são comemorados mensalmente (Educ. Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental) ou bimestralmente (2º ao 5º ano do Ens. Fundamental) com um lanche coletivo nas respectivas salas de aula. Esse é oferecido pelos homenageados aos seus colegas.

As crianças não devem trazer presentes para os aniversariantes, pois o grupo confecciona em sala uma lembrança coletiva a ser entregue ao(s) homenageado(s) e/ou um cartão.

 

- Culinária

Uma vez por bimestre, as salas de Educação Infantil (de 2 a 5) e o 1º ano do Ensino Fundamental realizam um lanche coletivo. Esse é preparado pelas próprias crianças na cozinha da escola ou na sala de aula.

Neste dia, cada aluno deve trazer o material solicitado pela professora, indispensável à elaboração do lanche. Em caso de falta, a escola precisa ser comunicada com 24 horas de antecedência ou a família deve enviar o ingrediente pedido no início do expediente para que o grupo possa realizar plenamente a atividade.

 

- Banho de Bica

As salas de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizam um banho de bica, que é comunicado previamente às famílias por meio de bilhetes.

Neste dia, as crianças devem trazer à escola xampu, sabonete líquido, condicionador, toalha, pente ou escova e uma muda de roupa devidamente marcados com seus nomes e sobrenomes.

 

- Aulas de campo e/ou passeios

Conforme o plano de curso, são realizadas aulas de campo a locais da comunidade como fábricas, instituições públicas, monumentos históricos, museus, parques, fazendas etc.

Há um planejamento minucioso de cada evento, seguido de comunicação prévia para a autorização da família.

 

- Feiras e festas

Ao longo do ano, realizam-se feiras envolvendo as diversas áreas de estudo e comemorações (Festa Junina, lançamento de livros, Dia da Criança etc.), atendendo aos objetivos do plano pedagógico. Em todos esses eventos, conta-se com a participação efetiva das famílias.

 

Viagens pedagógicas

As crianças do 1º ano e do 5º ano realizam, no segundo semestre, viagens pedagógicas para cidades do Nordeste, de acordo com o projeto de cada segmento. Nessas atividades, são acompanhadas pelos profissionais da escola e por guias de turismo devidamente cadastrados. Acontecem preferencialmente durante a semana letiva.


Contato
© 2024 Todos os direitos reservados.